Pitiríase Versicolor X Pitiríase Alba: Como Fazer O Diagnóstico Diferencial?

Compartilhe

Pitiríase versicolor e Pitiríase alba são patologias muito frequentes na prática clínica. Ambas se manifestam com o surgimento de manchas hipocrômicas, porém um exame dermatológico detalhado é suficiente para realizar o diagnóstico diferencial.

A Pitiríase versicolor se caracteriza pelo surgimento de manchas hipocrômicas, em geral nas áreas seborreicas (face, pescoço, tronco superior e braços) e é mais comum em adolescentes e adultos jovens devido ao aumento da produção de sebo nessa faixa etária. As lesões são arredondadas e bem delimitadas e quando realizamos o estiramento da pele, ocorre o surgimento de uma descamação fina na superfície da mancha (Sinal de Zileri).

Sinal de Zileri

A pitiríase alba é uma condição bastante frequente em crianças, principalmente nos atópicos. As lesões são assintomáticas ou levemente pruriginosas e surgem em geral na face, braços e tronco. Clinicamente, se apresenta com manchas hipocrômicas mal delimitadas com acentuação folicular (pele “arrepiada”). As lesões podem ser ligeiramente descamativas, mas são Zileri negativas e pode ocorrer surgimento de eritema em algumas lesões. Para o diagnóstico dessa patologia, pode-se também buscar outros achados comuns a dermatite atópica: xerose cutânea, prega de Dennie-Morgan e história pessoal ou familiar de rinite.

Pitiríase alba. Imagem: Givler DN, Basit H, Givler A. Pityriasis Alba. 2022 Jul 18. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2022 Jan–. PMID: 28613715.